domingo, 10 de agosto de 2014

Oficina sobre o 1º de maio








Mais uma oficina do PIBID no Colégio Sátiro Dias. Desta vez, o foco foi o dia dos trabalhadores e das trabalhadoras, o 1º de maio. Entre outras coisas, a turma "ressignificando aprendizagem" pôde compreender melhor que a data se estende a todos os trabalhadores, e não somente aos trabalhadores formais. 
A importância de se valorizar as pessoas que se lançam no mercado com coragem, criatividade e principalmente com necessidade de sobrevivência foi ressaltada. Assim como o respeito e admiração que a sociedade deve expressar por elas, visto que muitos desses profissionais informais, além de contribuírem para a movimentação da economia, estão desempenhando funções dignas. E se muitos deles ocupam posto precários de trabalho é fruto de um processo histórico que deve ser corrigido para que as gerações futuras tenham a oportunidade de fazer diferente. Muitos dos trabalhadores informações não tiveram oportunidade, nem tempo de estudar, muitos tiveram que trabalhar desde criança para ajudar a família no sustento. Infelizmente, essa é a realidade de muitos brasileiros pobres. 
Agora, que a turma está mais consciente da valorização desses profissionais, é hora de trabalharmos no sentido de incentivá-los a escolher caminhos melhores, mas sem perder de vista o respeito e admiração que devemos ter por essas pessoas que enfrentam todas as adversidades, perigos e discriminações cotidianamente, pelo fato de buscarem seu próprio sustento. 
Para fechar a oficina, os estudantes se dividiram em grupo e fizeram cartazes, destacando os direitos trabalhistas que esses profissionais deviam ter acesso.

Oficina: dia do trabalhador
Bolsista: Michele Sodré
Supervisora: Nina Rosa Casagrande
Turma: Ressignificando a aprendizagem Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário